Texto da Intro
Fomentar a criatividade e a participação com protótipos modulares de baixa fidelidade
Em 2011, foi-me lançado o desafio de testar a usabilidade da barra de navegação da plataforma digital Sapo Campus antes da passagem a staging.
Quando tentei envolver os primeiros seis participantes no trabalho prático, apercebi-me que nenhum se sentia suficientemente à vontade com o desenho em papel, tanto para identificar e comunicar os problemas identificados como para iterar e comunicar possíveis soluções.
Terá sido a partir da identificação da necessidade de fomentar o envolvimento dos participantes (stakeholders) em testes de usabilidade que surgiu o conceito de prototipagem modular de baixa-fidelidade, materializado no iPrototype.
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Timeline
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Como tudo começou: um tabuleiro de design colaborativo
Em 2012, tive a oportunidade de esboçar uma experiência móvel completa do zero, o Mesh-t — Mobile Museum Guide ⇲. Esta aplicação Android para o Museu de Santa Joana, em Aveiro, era financiada pelo QREN e foi desenvolvdida pelo Cetac Media do DeCA — Universidade de Aveiro, em colaboração com a empresa tecnológica Ubiwhere.A equipe de desenvolvimento já tinha um conceito de interface e um fluxo de experiência, com uma interface bem desenhada, mas senti que alguns recursos precisavam de melhorias, assim como a identidade da marca.
Pela experiência que já tinha ao trabalhar com developers, sabia que as principais mudanças no design exigiam consenso geral. Então, comecei a idealizar r uma ferramenta de design destinada a incentivar a participação em reuniões de brainstorming. Gravei a laser uma placa de cartão vitória com uma árvore de navegação com espaços recortados para serem preenchidos com cartões vazios desenháveis, bem como componentes modulares de interfaces gráficas.
Os participantes acabaram por se envolverem ativamente no processo de design, o que resultou em contribuições valiosas para uma solução de design validada, tanto no fluxo de navegação como no layout.
Galeria 1A

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A boardgame with a tree navigation for the mesh-t tourism app design

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Brainstorming with the boardgame to engage participants in design discussion
Galeria 1B

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Esboços finais obtidos nas iterações com os componentes modulares por todos os participantes

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Componentes modulares de cartão usados para iterar rapidamente possibilidades de layout no contexto de utilização de um smartphone

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Componentes modulares de cartão usados para iterar rapidamente possibilidades de layout no contexto da sua posição na árvore de navegação
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Conceito
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iPrototype — Uma ferramenta pós-digital para o design de interfaces
No final de 2012, entrei no Programa de Doutoral em Design. O meu objeto de estudo foi perceber quais os benefícios e implicações na utilização de ferramentas e materiais tri-dimansionais no processo de design de produtos pós-digitais físicos, digitais ou híbridos. O meu objeto de estudo foi perceber quais os benefícios e implicações na utilização de ferramentas e materiais tri-dimansionais no processo de design de produtos pós-digitais físicos, digitais ou híbridos. Tendo por base todo o trabalho e experiências anteriores com protótipos de baixa fidelidade e o design com grelha modular, desenvolvi uma ferramenta de design modular iPrototype (pdf) ⇲.
Através da combinação das propriedades físicas e estruturais dos kits de construção com técnicas de prototipagem de baixa fidelidade, esta ferramenta de design torna-se um facilitador da produtividade, participação e inclusão no processo de design de interface para fins educacionais e de projeto. No contexto do design participativo, o principal objetivo do iPrototype consiste em capacitar os participantes para uma maior expressão e participação no processo de forma lúdica, inclusiva e social, sem condicionantes no que diz respeito às habilidades de desenho ou conhecimento prévio de princípios e processos de design de interface.
Galeria C2A
Galeria C2B

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Com os alunos
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O iPrototype no ensino UX/UI para iteração rápida de possíveis soluções de design
A observação empírica conseguida nas sessões de trabalho sugere benefícios para uma melhor exploração, comunicação e teste de ideias em modelos iterados; promoção da comunicação interpessoal, participação e inclusão; e maior eficiência no ensino e aprendizagem de princípios teóricos e práticos de design de interação no desenvolvimento de interfaces gráficas.
Galeria C3A

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Anchora 4
Futuro
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Próximos passos!
Passagem da prototipagem física em digital — iPrototype 2.0
E se pudessemos usar o iPrototype para gerar protótipos digitais funcionais? Com o tempo seria possível compilar uma ampla coleção de mockups interativos online, montados fisicamente por pessoas com quem interagimos no quotidiano, seja um técnico, um potencial utilizador, um cliente ou um amigo. Mockups funcionais personalizados que poderiam ser partilhados e melhorados de forma contínua até à passagem para produção.
Galeria C4A

Cardboard modular interface design tool
De físico

Digital output generated by carboard layout
A digital!
Galeria C4B

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Read the QR code of each cardboard component

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Carregar as imagens para os contentores gerados

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Finalmente, uma maquete digital pronta para ser testada